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Centro tem filas no último dia de serviços não essenciais antes da bandeira preta

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

As vésperas do fechamento dos serviços não essenciais em todo o Rio Grande do Sul, o movimento em Santa Maria foi tranquilo na manhã desta sexta-feira. Nas ruas centrais, como Calçadão Salvador Isaia e Rua do Acampamento, o maior deslocamento das pessoas era para entrar nas filas dos bancos. Em muitos locais sem o distanciamento mínimo necessário recomendado pelas autoridades de saúde, dezenas de cidadãos aguardaram o atendimento ao lado de fora das agências. O tempo de espera variava de um banco para outro. As lotéricas também foram um dos destinos mais procurados nesta manhã. 

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No comércio, o movimento era pouco, mas seguindo a mesma tendência das últimas semanas. As principais reclamações ficaram mesmo por conta das filas nas agências bancárias. Na agência da Caixa Econômica Federal, no Calçadão, a fila dobrava na Rua Alberto Pasqualini. Quem chegou por volta 11h enfrentou uma fila de cerca de 50 pessoas sob um sol forte. Por vezes, funcionários orientavam a fila e pediam distanciamento aos clientes.

O aposentado Valdecir Machado Viana, 63 anos, aguardava há 40 minutos por atendimento quando conversou com a reportagem. Na fila, ele estava em frente ao Clube Caixeiral por volta das 10h45min:

_ A fila está muito demorada. Vim preparado para não sair daqui até umas 13h30min.

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A reclamação de demora do aposentado também eram compartilhadas por outras pessoas ao longo da fila. As que estava prestes a entrar na agência ressaltaram que levaram quase uma hora para chegar naquela posição.

BANCOS E LOTÉRICAS

Conforme o governo do Estado, bancos e lotéricas são atividades consideradas essenciais. Dessa forma, mesmo em bandeira preta, que deve predominar na próxima semana, estes espaços funcionarão, porém, com equipe reduzida a 50% e observando o distanciamento entre pessoas. 

Além de bancos e lotéricas, o que é considerado serviço essencial: os atendimentos de saúde (também para animais); assistência social; segurança pública e privada; defesa civil; transporte de passageiros; telecomunicações, internet e call center; serviços de água, lixo, esgoto, energia elétrica, fiscalizações e inspeções; obras de engenharia; iluminação pública; produção, distribuição, comercialização e entrega de produtos de saúde, higiene, limpeza, alimentos, bebidas e materiais de construção; serviços funerários; correios; meios de comunicação; produção de petróleo e produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados; produção, distribuição e comercialização de equipamentos essenciais ao transporte, segurança e saúde, bem como à produção, à industrialização e ao transporte de cargas, em especial de alimentos, medicamentos e de produtos de higiene; atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais relacionadas à pandemia; atividades relacionadas à construção, manutenção e conservação de estradas e de rodovias; atividades religiosas de qualquer natureza. 

COMO FICAM AS REGRAS NA BANDEIRA PRETA

Aulas

  • A educação infantil em creches e pré-escolas, assim como 1º e 2º anos do Ensino Fundamental podem ter atividades híbridas (presencial e remota). Presencial deve ter distância de 1,5 m entre as classes
  • Para os outros anos do Fundamental, Médio e Superior só ficam permitidas aulas retomadas
  • A exceção é para atendimento individualizado e sob agendamento, apenas para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico e Ensino Superior
  • Cursos de dança, música, idiomas e esportes podem funcionar somente com atividades remotas

Comércio de alimentos

  • Mercados, açougues, fruteiras e padarias podem funcionar com lotação de 1 pessoa (somando trabalhadores e clientes) para 8m² de área útil de circulação

Serviços

  • Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários

Alimentação

  • Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares

Repartições públicas

  • No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente

Comércio

  • O comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições
  • Equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados
  • Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos

Clubes, parques e academias

  • Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados
  • No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer
  • Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais
  • Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas, incluindo academias

Igrejas

  • Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações

Transporte

  • No transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas

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